Imagem capa - A história do vestido de noiva: beleza, encanto e tradição por HevelynGontijo
Dicas e curiosidade para noivas

A história do vestido de noiva: beleza, encanto e tradição

(Vestidos Santa Madre | Produção - Carol Oliveira | Modelos -  Fabricia Caetano, Luiza Albuquerque e Fernanda Santos)


 O vestido de noiva branco é uma tradição tão enraizada em nossas culturas que pode parecer até que as noivas sempre se casaram desta forma, no entanto este não é o caso. A tendência de vestir branco na cerimônia remonta a realeza da época vitoriana. Antes disso, as noivas apenas utilizavam seu melhor vestido, com variações de cores e tecidos de acordo com seu status social.


A história do vestido de noiva: beleza, encanto e tradição

Apesar de cores e estilos mudaram ao longo dos anos, as noivas sempre se preocuparam ao máximo com seu look para a ocasião. Tanto realeza quanto a alta sociedade sempre estiveram no auge da moda de sua época, com seu preço pouco importando. Aquelas com recursos mais limitados ainda assim sempre trataram o casamento como uma ocasião especial, e vestiam-se o melhor possível, com o vestido de noiva que permitia seus orçamentos.

Antiguidade

Nos tempos antigos, muitos casamentos eram meramente uniões com propósito econômico, ao invés da união de duas pessoas por amor. No entanto, as noivas daquela época ainda escolhiam por simbolizar a sua felicidade utilizando cores vibrantes em seu casamento. Foi ainda nesta época remota que o beijo foi considerado juridicamente vinculativo, representando a aceitação do contrato de casamento pela noiva e pelo noivo.

Idade Média

Durante esta época, o casamento ainda era apenas uma união entre duas pessoas, geralmente representando a união de duas famílias, dois negócios e até mesmo dois países. O vestido de noiva deveria ter uma maneira que representasse sua família da melhor forma no altar. 

Desta forma, as noivas medievais com uma posição social elevada utilizavam cores ricas, tecidos caros e muitas jóias, muitas vezes costuradas ao vestido. Já as mulheres mais simples utilizavam tecidos mais baratos, mesmo assim copiavam o estilo elegante da alta classe da melhor forma possível.

Tempos modernos

Ao longo dos anos, as noivas continuaram se vestir de uma forma condizente com seu status social; sempre seguindo a alta moda, com os mais ricos e ousados materiais que o dinheiro poderia comprar. A quantidade de material contido em um vestido de noiva era um reflexo da posição social da noiva. Por exemplo, quanto mais longa a cauda, mais rica era a sua família.

Até a época vitoriana, a noiva comum, não costumava comprar um vestido novo – vestia o melhor que possuía. Já as noivas de classes mais inferiores adotavam o seu vestido de ir à missa aos domingos (geralmente a roupa mais nova e cara).

O vestido branco

Em 1840, a Rainha Victoria utilizou um vestido branco para casar-se com o Príncipe Albert of Saxe. Naquela época, o branco não era símbolo de pureza, mas sim o azul. De fato, muitas mulheres preferiam a cor azul para seus vestidos de casamento por esta razão. O branco, por outro lado, simbolizava fortuna.

Como o branco não era a escolha principal para se usar no casamento, o vestido de noiva da Rainha Victoria foi uma surpresa um tanto desagradável, no entanto, cada vez mais caiu no gosto de todas as mulheres ocidentais, como sabemos hoje em dia.

A evolução do vestido branco

Na virada do século, a Revolução Industrial possibilitou as noivas a comprarem um vestido novo para seu casamento. Estes vestidos novos seguiam as tendências e estilos de sua época, até os dias de hoje. 

Após a segunda guerra mundial, outras tonalidades de branco se tornaram tendência, tais como creme, off-white e marfim. 

Apesar da tradição do vestido de noiva branco, nem todas as noivas seguem este padrão. Hoje em dia é possível se casar em praticamente qualquer cor e estilo de vestido. De um vestido ornado assinado por um grande estilista à um look informal de um casamento na praia.

A maior importância é definitivamente sentir-se linda e confortável, seja o jeito que for.

Qual é o seu estilo de vestido preferido? Compartilhe suas inspirações nos comentários!